Infantário D. Victória
Vila do Conde
Vila do Conde
Em Maio de 1966, o núcleo feminino da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Vila do Conde, sendo sensível às necessidades dos mais desprotegidos, decidiu fundar um Infantário. Na altura, foi arrendado um edifício para acolher 20 crianças, dos 4 aos 7 anos de idade, funcionando com a colaboração de alguns filantropos, benfeitores e algumas famílias. Foi o primeiro e, durante alguns anos, o único estabelecimento do género de Vila do Conde.
O valor desta obra foi de tal maneira reconhecido que, em 1972, um benfeitor doou o atual edifício à Conferência Vicentina para o seu infantário, que deveria chamar-se Infantário D. Victória Graça Andrade Ferreira.
Em 1979, querendo dar resposta às crescentes necessidades, o âmbito foi alargado a crianças a partir dos 3 meses. Nessa altura, ainda era o único de Vila do Conde.
Em 1982, perante o agravamento da situação económica, foi assinado um protocolo com o Centro Regional da Segurança Social para as valências "Creche" e "Jardim de Infância", para 50 crianças. Havia, nitidamente, uma diferenciação sócio económica entre os utentes do infantário e os dos outros já existentes.
Em 1984, com a expropriação de parte do quintal e a ajuda técnica da Câmara Municipal, conseguiu-se um projeto de remodelação segundo as normas da Segurança Social. Em 1986, através de fundos do PIDAC (Programa de Investimentos e Despesas da Administração Central), concretizou-se o projeto!
A conferência Nossa Senhora de Fátima de Vila do Conde, como todas as outras Conferências, nunca desiste nem baixa os braços. Por isso, neste momento temos acordo para 99 crianças e continuaremos a tentar melhorar para o bem das nossas crianças. Alunos, educadores, colaboradores e amigos, somos todos D. Victória.
Hoje em dia, continuamos um Infantário de referência na nossa área geográfica de intervenção, procurando proporcionar aos nossos utentes e respetivas famílias um ambiente acolhedor, de confiança e de segurança, contribuindo para o crescimento das crianças de forma saudável, sustentável e com valores pedagógicos e sociais de base vicentina, afinal, a matriz que nos deu origem.